INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS – NOC-CBO 2015

Serão aceitas apresentações orais e pôsters. Os resumos devem ser submetidos para avaliação e inclusão através do formulário de submissão de resumos. Qualquer assunto relacionados à ornitologia neotropical será bem-vindo, incluindo trabalhos de ecologia, sistemática, taxonomia, fisiologia, comportamento, bioacústica, evolução, biogeografia e conservação, entre outros.

Ao submeter o resumo, os participantes deverão escolher entre apresentação oral ou pôster. Entretanto, devido a limitações de tempo, é possível que algumas apresentações orais sejam incluídas como pôster. Será dada preferência para que resumos de alta qualidade e aqueles que representem assuntos de interesse mais geral para os participantes do congresso, sejam apresentados oralmente. Cada participante poderá contribuir com até dois resumos como primeiro autor, sendo que apenas um poderá ser selecionado para apresentação oral. Títulos e resumos deverão ser enviados na língua em que serão apresentados (inglês, português ou espanhol veja Idiomas do congresso ). Os resumos deverão ser enviados exclusivamente através do sistema de submissão de resumos.

Aqueles participantes que necessitarem de um documento de aceite para pleitear um financiamento ou um visto, antes da data estipulada para o aceite dos resumos (30 de abril), deverão contactar o comitê cientifico do evento por email (noc.cbo2015@gmail.com). Tais solicitações serão avaliadas individualmente.

Formato e organização dos resumos:

O título deve ser claro e conciso (máximo de 150 caracteres incluindo espaços; 20 palavras aprox.), destacando os principais resultados do estudo. O corpo do resumo não deve ter mais do que 1700 caracteres incluindo espaços (250 palavras aprox.). As primeiras frases devem ter uma função introdutória, indicando o referencial teórico, a relevância, as questões gerais do trabalho, e as hipóteses, se for um trabalho hipotético-dedutivo. Na sequência, deve(m) ser apresentado(s) o(s) objetivo(s) do estudo, e definir resumidamente a metodologia utilizada, incluindo a área de estudo. A maior parte do resumo deve ser a descrição, interpretação, e discussão dos resultados. O resumo deve finalizar com uma conclusão ou implicações do estudo em um contexto geral.

Usar apenas nomes científicos bem estabelecidos para identificar as espécies ou grupo de estudo, especialmente no título e na primeira menção ao inicio do texto. Os nomes vernáculos devem ser evitados, exceto palavras utilizados comumente (por ex., pinguins, biguás, gaivotas) como referência genérica do organismo de estudo. Evitar incluir citações.a Minimizar a inclusão de resultados numéricos ou estatísticos. Os valores numéricos devem ser reduzidos a valores biologicamente significativos. Apresentar avaliações estatísticas de forma resumida; em general o nome do teste e o valor de p, ou a probabilidade do modelo (por ex., peso Akaike) deve ser suficiente.

Nota importante antes de inserir seu resumo no campo indicado: se o resumos foi escrito em um programa de texto tipo  Microsoft Word, o resumo deve ser salvado em formato txt em um programa de texto mais simples antes de ser colado na forma online (e.g., colado e salvo em um editor de texto tipo TextEdit or Notepad).  Se o resumo é colado na forma online diretamente do processador de texto Word ou equivalente, a informação de formatação do arquivo será contabilizada no número de caracteres.

a em casos excepcionais onde seja absolutamente necessário incluir uma citação, usar o formato a seguir: (Ingram & Mahler 2013, Methods Ecol. Evol. 4), Pennycuick (2008, Modeling the flying bird), usando “et al.” se forem mais do que dois autores. Usar abreviações padronizadas para os nomes das revistas e abreviar títulos longos de livros.